domingo, 18 de novembro de 2012

Básico ou Completo?


Ao consultar uma empresa telefônica sobre um determinado produto, ouvi do vendedor a seguinte pergunta: "Você quer um pacote básico ou completo?". Ele queria dizer se o plano desejado seria o simples ou com acessórios e aplicativos disponíveis. No primeiro momento, por uma questão de economia, quis o básico, ou seja, um aparelho que cumpra a sua função principal.
Esta experiência me leva a pensar na vida cristã. Foi nisso que transformamos o cristianismo. Resumimos a resposta ao chamado de Jesus, o discipulado, a uma vida cristã medíocre. Em outras palavras, é como se a igreja estivesse dando a opção da vida cristã sem o discipulado de Jesus.
Vamos imaginar a seguinte situação: o crente chega ao pastor e relata seu desejo de congregar na igreja. O pastor, então, apresenta os pacotes de opções ao interessado:
" Muito bem meu irmão, para se tornar um membro da igreja, o pacote básico é: participe dos cultos aos domingos, seja batizado e entregue o seu dízimo. O pacote completo é um pouco mais complexo, é a opção do discipulado. Neste pacote é necessário que você renuncie a si mesmo, arrependa-se dos seus maus caminhos, ou seja, abandone o velho homem e seus velhos hábitos e entregue o controle ao Senhor ".
Qual será a escolha desse irmão?
Galera, atentem bem para essa afirmação: " a salvação sem obediência é algo desconhecido nas Escrituras Sagradas ".
O que nos parece, infelizmente, é que muita gente está preferindo um cristianismo básico, isto é: uma graça barata, em que o perdão dos nossos pecados é aceito de bom grado, porém sem a decisão de mudança de vida, da mudança do caráter, da renúncia ao antigo estilo de vida totalmente dominado pelo pecado. A graça barata, como afirma Dietrich Bonhoeffer, " é a pregação do perdão sem o arrependimento, é o batismo sem o comprometimento, é a Ceia do senhor sem a confissão dos pecados, é a salvação sem mudança de vida. Graça barata é a graça sem o discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado [...] é justificação dos pecados e não do pecador ".
O resultado disso é a irrelevância da vida cristã. Muitos membros são apenas meros espectadores de cultos, pessoas totalmente incapazes de louvar e cultivar um coração grato, pois não tem a mínima consciência da obra realizada por Cristo Jesus. É triste saber que tem crescido o número daqueles que chegam até a igreja buscando por espetáculos e/ou entretenimento.


Oremos para que Deus promova no meio de Seu povo um despertamento que nos conduza à aceitação do " Pacote Completo ", isto é, um comprometimento com todos os princípios e valores da fé cristã!


* Post baseado na pregação do Pr. Arlécio Franco Barbosa / IBBP - Igreja Batista do Barro Preto , BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário